Olá pessoal!

Resolvi fazer esse post após ver dúvidas de várias pessoas a respeito de interação com personagens. Algumas pessoas relataram que não foram muito bem tratadas pelos personagens na Disney. Então fiz este post para esclarecer alguns pontos e dar algumas dicas de interação com os personagens.

Aprendi algumas coisas sobre os personagens quando trabalhei na Disney e tive vários amigos que trabalharam como amigos dos personagens e me contaram alguns casos e situações que passaram.

Pode acontecer sim de algum personagem ter uma atitude incorreta com algum visitante, mas acredito que esses casos sejam exceções.  Os personagens são o foco principal da Disney, estão ali para alegrar todo mundo.

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O que acontece é que existem várias regras e muitas vezes os personagens são mal interpretados e tidos como “mal educados”.  Se você passou por alguma experiência que não considerou positiva, será que foi por um dos motivos abaixo?

1 – Eles não podem tirar foto com uma pessoa que esteja usando uma camiseta com palavrão, ou com frases ou desenhos desrespeitosos. Trocadilhos que indicam palavras ou mensagens desrespeitosas também são proibidos.

2 – A maioria dos personagens tem a visão muito limitada. Então, pode acontecer de o personagem estar andando e “trombar” em você porque não te viu. Ou então te “ignorar” quando você dá um tchauzinho porque não te viu.

3 – Se o personagem está andando pelo parque, ele provavelmente está indo para o seu posto de trabalho, ou está indo para o seu intervalo. Então não adianta tentar parar o personagem para tirar uma foto com ele. Ele não vai fazer isso, pois se abrir uma exceção pra você, vai ter que abrir a exceção para todos os visitantes que estão em volta, e aí ele não consegue mais sair dali e ir para onde precisa ir.

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4 – Eles trabalham 30 minutos e descansam mais 30 (ou 20 e 20 minutos no verão). Em épocas e/ou locais cheios são 2 personagens que ficam revezando. Outras vezes não. O horário deles é sagrado, eles precisam e contam com esse descanso. Então quando dá o horário limite do turno, o personagem vai sair, mesmo que você seja o próximo da fila e esteja esperando há 2 horas. O Character Attendant (funcionário que “cuida” dos personagens) não vai te deixar tirar foto, mesmo que seja rapidinho. Você vai ter que esperar o personagem voltar.

5 – As roupas deles são muito pesadas. Eles usam um suporte de ferro na cabeça que pode machucar caso ele caia, ou alguém bata na cabeça dele. Conheço casos de pessoas personagens que se machucaram com as fantasias. Então é PROIBIDO tentar puxar a fantasia do personagem, bater na cabeça dele, etc. Parece meio óbvio, mas infelizmente acontece, e muitas vezes algumas pessoas (não só brasileiros, mas nós que levamos a fama) querem ser legais, ou chamar a atenção do personagem por não falar inglês e tentam puxar a fantasia… Aí pronto, o personagem fica muito bravo se isso acontecer, pois é questão de segurança.

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Ou então, mesmo que alguém não tenha a intenção de puxar a fantasia, se a pessoa faz algum movimento que o personagem entenda que é isso, ele já fica na defensiva e pode não ser muito legal com aquela família. Principalmente se aquele personagem já passou por alguma situação em que se machucou, ele fica traumatizado, e aí fica na defensiva por qualquer coisa.

6 – No caso de refeições com personagens, eles têm uma rotação certinha a seguir, um roteiro com a ordem das mesas. Então fique tranquilo, o personagem vai passar na sua mesa. Se você tentar tirar foto ou pegar autógrafo enquanto eles estão em outra mesa, eles não vão te dar muita atenção, pois ainda não é a sua vez. Se você achar que depois de bastante tempo o personagem ainda não foi na sua mesa, explique para o garçom ou para o Character Attendant.  Eles irão garantir que o personagem vá até a sua mesa.

Dicas de Interação com os Personagens:

Agora que você já conhece algumas regrinhas que os personagens seguem, veja abaixo algumas dicas sobre como interagir com eles:

– Assim que chegar a sua vez, indique claramente o que você quer fazer. Se você quer dar um abraço no personagem, já chegue perto dele com os braços bem abertos, para ele entender que você quer um abraço.

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– Se você tiver um caderno de autógrafos, entregue o caderno ao personagem já aberto, na página em que ele deve autografar e com a caneta sem a tampa, pronta para ele assinar.

Se você quiser fazer alguma outra pose, como tirar uma foto beijando o nariz do Mickey, ou dar o braço para ele, sempre avise, ou indique com gestos o que você pretende fazer. Assim você não pega o personagem de surpresa, e ele não fica na defensiva sem saber exatamente quais são as suas intenções.

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– Se quiser tirar fotos da família inteira, entregue a sua câmera (já ligada pronta para tirar a foto, com as configurações certinhas) para o Character Attendant, o funcionário que fica ali com os personagens. Eles tiram fotos da sua família com a sua câmera com o maior prazer.

– Todos os personagens também têm um fotógrafo do Photopass, que tira várias fotos suas gratuitamente. Se você tiver a Magic Band, pode registrar as fotos na própria Magic Band. Se não tiver, peça ao fotógrafo o cartão Photopass, assim você pode ver as fotos tiradas por todos eles online e decidir se quer comprar alguma (ou comprar o pacote Memory Maker, que inclui todas as fotos tiradas pelos fotógrafos da Disney).

A função do Character Attendant

De qualquer maneira, todos os personagens têm um Character Attendant  junto, um funcionário que fica ali “cuidando” dos personagens. Se você tiver qualquer dúvida, ou sentir que foi prejudicado, converse com esse funcionário numa boa, com certeza ele vai tentar resolver o seu problema e fazer com que a sua experiência seja positiva.

Já vi relatos de visitantes que acharam os Character Attendant mal educados também. Isso acontece com mais frequência do que com os personagens. O principal objetivo do Character Attendant é cuidar da segurança dos personagens. Porém, ele também é responsável por organizar a fila e por cronometrar o tempo do turno do personagem, além de tirar fotos pra todo mundo.

Como os personagens normalmente têm filas muito grandes, os Character Attendant tentam agilizar a fila ao máximo para que o máximo de famílias possível possa se encontrar com o personagem. É por isso que eles pedem para que todos cheguem com as câmeras ligadas e os cadernos de autógrafos abertos na página que deve ser assinada. É comum eles gritarem essas informações para a fila de tempos em tempos – mas é importante saber que eles não estão gritando porque são mal educados, e sim para que o máximo de pessoas escute e já se prepare.

Este é o uniforme dos Character Attendants
Este é o uniforme dos Character Attendants

Outro detalhe importante do trabalho deles, como mencionado acima, é que quando o turno do personagem termina, o Character Attendant tem que “barrar” a próxima família e dizer que ela não vai poder se encontrar com aquele personagem – ou vai ter que esperar mais um pouco. É bem chato ter que falar isso pra uma família que está esperando há bastante tempo. Mas faz parte do trabalho deles e muitas famílias se alteram e xingam bastante o funcionário.

É compreensível a frustração da família que depois de muito tempo na fila não vai poder ver o personagem, mas o funcionário está fazendo o trabalho dele, e se ele abre uma exceção pra você, ele tem que abrir a exceção para as outras 50 famílias que estão atrás de você. E aí, o personagem não tem o intervalo dele, atrasa toda a rotação dos personagens e isso pode causar um problemão para o Character Attendant.

Então ele já está acostumado a falar não e a ver famílias se exaltarem com ele – isso acontece todo dia, toda hora, e aí muitas vezes o funcionário não se importa mais em ser simpático quando está sendo xingado. Uma amiga minha que trabalhou como Character Attendant já até apanhou de um visitante (que foi expulso do parque logo depois) por não deixar a família dele tirar foto com o personagem, pois tinha dado a hora do personagem ir embora.

Quando falta 5 ou 10 minutos para o personagem ir embora os Character Attendant começam a avisar ao pessoal da fila. Normalmente eles falam “O Mickey só vai estar aqui por mais 5 minutos”. O fato de você já estar na fila não garante que você vai tirar a foto com o personagem. Vai de você calcular quantas pessoas tem na sua frente e quanto tempo o personagem vai ficar ali. Se você acha que vai dar tempo de ser atendido, pode permanecer na fila, mas saiba que não é garantido.

Mesmo assim, pode acontecer de o Character Attendant ser mal educado com você “de graça”. Já aconteceu comigo. Nesse caso, não adianta discutir com ele, dificilmente ele vai ceder. O melhor a fazer é registrar uma reclamação no Guest Relations, que vai garantir que a sua reclamação chegue aos superiores daquele funcionário.

Afinal, esse é o objetivo principal de todos os funcionários da Disney: fazer com que o visitante tenha a melhor experiência possível!

E você, já passou por alguma experiência boa ou não tão boa com os personagens? Deixe aqui nos comentários!

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Meu nome é Ana Novais e sou especialista em Disney e Orlando. Trabalhei nos parques e hotéis de Walt Disney World por dois anos em diversas funções, como lojas, atrações, hotéis e atendimento ao cliente (Guest Relations). Minha última posição na Disney foi como VIP Tour Guide, onde eu era responsável por criar roteiros e acompanhar famílias pelos diversos parques, com o objetivo de maximizar o tempo e evitar o máximo de filas possível. Desde que deixei de trabalhar para o Walt Disney World, eu tenho visitado os parques todos os anos, diversas vezes por ano, seja como guia de excursão ou como visitante. Fanática pelo universo Disney, são mais de 10 anos de experiência - eu adoro falar sobre este assunto e estou aqui para compartilhar tudo que sei com vocês!

25 COMENTÁRIOS

  1. Eu estava tirando foto do personagem e aCharacter Attendant veio me perguntar se eu tinha algum conhecido na fila e eu disse q não, e ela disse que entao eu nao poderia tirar foto deles. Não faz o menor sentido, eu nao queria tirar foto com eles e sim deles!

  2. Visitei a Disney em 2011 e em um determinado momento, encontrei o Pateta e o Pato Donald saindo de algum lugar, acho que eles estavam indo para seus postos, porém, pararam e tiraram fotos com a nossa turma numa boa! Tiramos fotos com a nossa câmera e com o fotógrafo que estava os acompanhando!

  3. No jantar do Grand Floridian com os personagens da Cinderela, quis tirar foto com o Príncipe Encantado. Falo inglês fluente, mas, apesar de ter pedido com muita educação, ele não me deu a mínima… Eu entendi que ele estava para tirar fotos com as crianças, então fiquei de boa. Na verdade, me senti mais é constrangida… Rsrsrs Agora entendi porque… Espero ter sorte numa próxima vez… Rs

  4. Oi Ana, estou indo para Orlando 01/09, sempre vou em maio, vi seu post sobre os meses fiquei preocupada….o q me diz?!?!? Sempre entro nos parques lá pela 11::00 e dá tempo de fazer tudo em setembro tbem consigo? Resolvi ir em setembro por ser niver do meu filho, mas no dia não estarei lá . Aguardo resposta

  5. Passei pela seguinte situação…. Tenho uma tatuagem do mickey no pulso e pedi pra ele autografar ele se negou e fez gesto de desculpas gostaria de saber mais detalhes…. Não podem autografar pele ? Mas vi autografando camisetas no corpo não é a mesma cousa? Aceitei mas não entendi!

  6. Não tive problemas com personagens, mas no Fantasmic, o show parou na metade, sem que fossem dadas qualquer explicações, somente que eram por problemas técnicos e que a outra sessão posterior também havia sido cancelada. Fomos para uma outra atração então e quando estavamos saindo desse brinquedo vimos que a outra sessão havia começado e não pudemos assistir. Foi uma grande frustração para meu filho, que estava ancioso em assisti-la. Ana novais, você presenciou algo parecido com isso?
    Abraço a todos

  7. Minha experiência sempre foi boa, mas uma me chamou mais atenção, embora não seja com personagen. Estava vestida com uma camiseta do Mickey, e um guest member, na entrada do brinquedo, aqueles que perguntam quantas pessoas estão juntas, me perguntou em qtos estávamos e em seguida apontou pra minha camiseta e fez “Ohh my boss” e por ser um senhor então, achei fofo demais

  8. Tive uma péssima experiência com o Mickey do Magic kingdom. (Acho que é o Mickey magico que fica dentro do teatro). Quando chegamos ele foi muito fofo e receptivo, falou até em português. .. ficamos muito surpresos e felizes… A primeira foto foi a foto da família e meu sogro fez uma brincadeira com ele. O mickey tinha botado a mão no meu ombro e meu sogro botou a mao por cima da dele e o mickey tirou
    Meu sogro colocou de novo e o mickey ficou muito bolado e depois disso as fotos começaram a ser bwm corridas… Não deixava a gente encostar nele. Iamos chegar perto ele empurrava a gente. Foi bem frustrante, pois no dia anterior tínhamos ido no animal kingdom e o mickey safari tinha sido tao fofo e legal com todos
    …..

  9. Eu fui muito desdenhada pelo Pato Donald no Epcot…. Ele não deixou nem chegar perto para tirar a foto. Ficamos ao lado dele sem encostar. Nada de oi ou tchau…. Foi horrível. Até hoje falamos disso (eu e meu marido)… Em compensação os outros!!!! Foram os melhores!!! Em especial o Pluto, o Tico e Teco, e o Tigrao… SENSACIONAIS!!!!

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