Feliz Aniversário Epcot! – História do Epcot

Oi pessoal! Hoje, dia 1º de Outubro, é uma data muito especial, pois é aniversário dos meus dois parques preferidos, meus dois parques do coração, os dois parques onde eu trabalhei: Magic Kingdom e Epcot.

Anoversário do Epcot

Para ver o post contando a história do Magic Kingdom, clique aqui.

Como eu falei nesse post, que conta a história da Disneyland, a idéia do Epcot veio do próprio Walt Disney, quando ele percebeu que na Califórnia não teria muito espaço para crescer.

A idéia de Walt Disney para seu próximo projeto era criar uma comunidade totalmente inovadora, com novas tecnologias, onde o transporte fosse todo subterrâneo, e pessoas de diversas partes do mundo pudessem espalhar sua cultura, com o objetivo de gerar um maior entendimento entre os povos.

Maquete do projeto original do Epcot

Maquete do projeto original do Epcot

Esse projeto logo recebeu o nome de Experimental Prototype Community Of Tomorrow – abreviado para EPCOT. A região central da Flórida parecia ser ideal para esse novo projeto, que começou com a construção de um parque temático (o Magic Kingdom – você pode ler a história dele aqui), para que os turistas se acostumassem com o local e para que a empresa pudesse levantar caixa.

Pouco antes do início das construções do Magic Kingdom na Flórida, Walt Disney morreu, em 1966. Mas os planos continuaram, conforme Walt queria, e o Magic Kindom foi inaugurado em 1971.

Algum tempo depois da inauguração do Magic Kingdom, os executivos e imagineers (nome dado aos profissionais que criam praticamente tudo na Disney – é uma junção das palavras imaginação e engenharia) da Disney começaram a pensar em como transformar o projeto EPCOT, que Walt Disney tanto gostava, em realidade.

Eles logo perceberam que essa “cidade do futuro” idealizada por Walt Disney seria difícil de ser criada. Pra começar, o solo da Flórida é pantanoso, ou seja, não dá pra fazer uma rede de túneis por lá como ele queria. Então os imagineers tiveram a idéia de criar um parque temático que englobasse essas idéias do Walt Disney.

Mapa do Epcot quando o parque foi inaugurado

Mapa do Epcot quando o parque foi inaugurado

E assim nasceu o EPCOT, em 1º de outubro de 1982. O parque é dividido em duas grandes áreas, como se fossem dois parques. A primeira é o Future World, onde fica a maioria das atrações, e quando o parque foi inaugurado essa área era dedicada a atrações inovadoras, com as últimas tecnologias.

O Epcot levou 3 anos para ser construído e o vídeo abaixo mostra um time-lapse da construção da Spaceship Earth, a atração que é o símbolo do parque!

A outra área é o World Showcase, que fica em volta de uma grande lagoa e conta com pavilhões permanentes de 11 países diferentes. Walt Disney sempre gostou de diversidade cultural e ele achava que se as pessoas pudessem conhecer melhor outras culturas e entender as diferenças culturais existentes no mundo, as guerras deixariam de acontecer.

Se você passear pelo World Showcase, começando pela esquerda, verá os países na seguinte ordem: México, Noruega, China, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Japão, Marrocos França, Reino Unido e Canadá.

Uma curiosidade: a idéia inicial era que o pavilhão dos Estados Unidos fosse bem na entrada do World Showcase. De cada lado desse pavilhão, ficariam os dois países que fazem fronteira com os EUA – México e Canadá. Porém, como a área do World Showcase é muito grande, os imagineers acharam que seria necessário alguma coisa lá no meio, para atrair os visitantes até lá. Por isso, resolveram mudar o pavilhão dos Estados Unidos de lugar, e ele foi construído bem no meio do World Showcase. Mas os pavilhões do México e Canadá continuam em seus locais originais, um de cada lado da entrada. Ou seja, quando você for visitar o World Showcase, irá começar ou pelo México ou pelo Canadá.

World Showcase no Epcot

World Showcase no Epcot

Outra curiosidade interessante é que todos os funcionários dos pavilhões dos países são nativos daquele país. Ou seja, se você for ao pavilhão da Noruega, poderá conversar com noruegueses, no Marrocos com marroquinos, etc. Uma das minhas coisas favoritas a se fazer no Epcot é passear pelos pavilhões e conversar com os Cast Members dos mais diferentes países, perguntar sobre sua cultura e aprender um pouquinho mais sobre aquele país.

O Epcot tem muita história, e eu poderia ficar aqui contando tudo pra vocês, mas esse post ficaria gigantesco. Então vou parar por aqui hoje e quem quiser saber mais, pode ficar à vontade para perguntar ali nos comentários!

Outros posts que podem te interessar:

Atrações do Epcot

Roteiro do Epcot

Food and Wine Festival no Epcot

728x90_disney

Quer continuar mantendo contato comigo e receber várias dicas minhas por email? Coloque o seu email na caixinha aqui embaixo! Apenas eu terei acesso ao seu endereço de email :)