Brasileiros NÃO precisam informar redes sociais pra ter Visto Americano

Hoje comecei a ver algumas notícias sobre o governo dos EUA começarem a pedir os dados de redes sociais de quem vai solicitar o Visto Americano. Eu vi essa notícia no Meio Bit e no Olhar Digital, do UOL e fui logo conferir essas informações.

Quando fui ler a notícia original, em inglês, no site Politico, entendi que não é bem assim. A medida que foi aprovada em 19 de Dezembro, se aplica apenas aos 38 países pertencentes ao Visa Waiver Program. Nesse programa, os cidadãos desses 38 países podem ficar até 90 dias nos EUA sem precisar de visto, precisam apenas preencher um formulário online. É nesse formulário que vai entrar a pergunta sobre as redes sociais.

Veja um trecho da notícia original do site Politico:

The question itself is included in what’s known as the Electronic System for Travel Authorization, a process that certain foreign travelers must complete to come to the United States. ESTA and a related paper form specifically apply to those arriving here through the visa-waiver program, which allows citizens of 38 countries to travel and stay in the United States for up to 90 days without a visa.

A questão em si é incluída no que é conhecido como o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA), um processo que alguns viajantes estrangeiros devem completar para vir para os Estados Unidos. O ESTA e um outro formulário de papel são necessários especificamente para aqueles que chegam aqui através do programa de isenção de visto, que permite aos cidadãos de 38 países viajar e permanecer nos Estados Unidos por até 90 dias sem visto.

Então, desde terça-feira passada, viajantes que forem preencher o ESTA verão a pergunta que pede os links de suas redes sociais. Essa pergunta é opcional, mas conhecendo os americanos, imagino que na visão deles deixar essa resposta em branco possa sugerir algo suspeito.

visto americano redes sociais

Essa pergunta só se aplica a cidadãos dos 38 países que têm acordo de isenção de Visto com os EUA – NÃO SE APLICA AO BRASIL

Essa medida seria para ajudar o governo americano a identificar ameaças terroristas e negar o visto a indivíduos que seriam ligados a células terroristas. Porém, já tem causado bastante polêmica e vários grupos já estão criticando a medida, que estaria violando a privacidade e  liberdade de expressão dos indivíduos.

Porém, é importante deixar claro que NADA DISSO AFETA A NÓS BRASILEIROS. O processo de solicitação de Visto continua o mesmo e essa medida não se aplica a nós.

Quer continuar mantendo contato comigo e receber várias dicas minhas por email? Coloque o seu email na caixinha aqui embaixo! Apenas eu terei acesso ao seu endereço de email :)